Operação Eleições 2024: SDS inicia monitoramento das ações de segurança para este domingo (6)

#Compartilhe

Em Pernambuco, mais de 10 mil agentes atuarão no esquema de segurança deste domingo (6), quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais. Os profissionais integram a Operação Eleições 2024, detalhada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em reunião de monitoramento realizada nesta sexta-feira (4), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Ao longo de todo o período da operação, que foi iniciada em 16 de agosto, 37.491 postos de trabalho extras. Houve um aumento de 19,5% em relação ao efetivo empregado no primeiro turno das eleições de 2020.

“Esse efetivo não diz respeito só ao dia do pleito. Nós tivemos que acompanhar e fazer o policiamento de comícios, carreatas e passeatas. As informações que nos foram passadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e as atividades programadas pelos candidatos com mais ações de rua levou à necessidade desse incremento”, afirmou Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco.

Do total de postos de trabalho extra, 32.476 são de policiais militares, 3.193 de policiais civis, 1.064 de bombeiros militares; 108 de policiais científicos; 60 de agentes da Defesa Civil, 328 da Corregedoria e 262 da sede da SDS. O reforço nas Forças de Segurança Pública abrange todos os 184 municípios pernambucanos.

Operação
O investimento do Governo de Pernambuco é de R$ 6.748.380 milhões, para garantir a segurança nos locais de votação e de apuração, cartórios eleitorais, vias públicas e terminais de passageiros.

A operação coordenada pela SDS conta com o apoio do TRE-PE, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e de outros órgãos parceiros.