Pernambuco já tem 84% das cidades com recadastramento biométrico, diz TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), através da Corregedoria Eleitoral, alcançou a marca de 156 localidades – contando com Fernando de Noronha – aptas a realizarem o serviço de cadastramento biométrico. Assim, a Justiça Eleitoral do Estado abrange 84% do território pernambucano atendendo eleitoras e eleitores que vão tirar o primeiro título, bem como para quem solicitou o alistamento eleitoral (primeiro título) entre 2020 e 2022, durante a pandemia, mas não teve sua biometria coletada.
As cidades que retomaram o atendimento biométrico no mês de março foram Carpina, Lagoa Carro, Itambé, Camutanga, Ferreiros, Palmares, Água Preta, Joaquim Nabuco, Xexéu, Goiana, Condado, Aliança, Itaquitinga, Ribeirão, Cortês, Gameleira, Amaraji, Chã Grande, Primavera, Macaparana, São Vicente Férrer, Vicência, Timbaúba, Agrestina, Cupira, Lagoa dos Gatos, Altinho, Ibirajuba, Flores, Triunfo, Carnaíba, Quixabá e Solidão.
As próximas a retomarem a coleta biométrica são Limoeiro, São José do Egito e Tuparetama, no dia 3/04; e Passira, Cumaru, Itapetim, Brejinho e Santa Terezinha, no dia 5/04. Para ter acesso ao serviço, é necessário agendar o atendimento no site do TRE-PE.
Processo
Com o cadastro das impressões digitais e fotografia no banco de dados da Justiça Eleitoral, os eleitores conseguem, na hora da votação, agilizar o processo de identificação, inclusive podendo reduzir o tempo nas filas.
O atendimento ao público está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento no site do TRE-PE. Caso seja o primeiro título, o eleitor deverá primeiramente acessar o Atendimento Remoto >> Autoatendimento ao Eleitor e preencher os dados. Em caso de dúvidas quanto ao agendamento, o número do Disque Eleitor é (81) 3194-9400, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.